YAK38 - O único VTOL soviético
3 participantes
:: Outros Conflitos :: Armamentos
Página 1 de 1
YAK38 - O único VTOL soviético
Dando uma lida num dos títulos da Osprey me deparei com o YAK 38 e seus exaustores para uso vertical. Eu não tinha idéia que a extinta URSS construiu um aparelho com possibilidade de pouso e decolagem verticais, o YAK 38.
Idealizado no início da década de 70, o Yak38, diferente de seu correspondente britanico, possuia dois pequenos motores usados apenas para auxiliar no pouso e decolagem verticais.
Usado apenas no porta-aviões classe Kiev Minsk, o Yak38 possuia uma diferença tecnológica extrema se comparado ao Harrier. Seu pouso ou decolagem eram feitos automaticamente por telemetria entre o porta-aviões e a aeronave. Caso algo desse errado, o piloto era ejetado automaticamente assim que a aeronave chegasse a um desnível de 60 graus em relaçao ao horizonte.
No entanto o Yak38 tinha um problema sério quando o tempo era quente e úmido. Ele simplemente não funcionava. Pouco trabalhou quando enviado ao Afeganistao e sofria com o baixo número de armamentos que podia carregar e baixa autonomia de voo. Foi aposentado assim como todo o país.
Idealizado no início da década de 70, o Yak38, diferente de seu correspondente britanico, possuia dois pequenos motores usados apenas para auxiliar no pouso e decolagem verticais.
Usado apenas no porta-aviões classe Kiev Minsk, o Yak38 possuia uma diferença tecnológica extrema se comparado ao Harrier. Seu pouso ou decolagem eram feitos automaticamente por telemetria entre o porta-aviões e a aeronave. Caso algo desse errado, o piloto era ejetado automaticamente assim que a aeronave chegasse a um desnível de 60 graus em relaçao ao horizonte.
No entanto o Yak38 tinha um problema sério quando o tempo era quente e úmido. Ele simplemente não funcionava. Pouco trabalhou quando enviado ao Afeganistao e sofria com o baixo número de armamentos que podia carregar e baixa autonomia de voo. Foi aposentado assim como todo o país.
Re: YAK38 - O único VTOL soviético
Ao contrário do Harrier, que usa uma turbina com escapamento móvel para pairar, o Yak-38 usava uma turbina para propulsão com bocal móvel e duas turbinas menores fixas apenas para impulso vertical.
Os russos chegaram a desenvolver um outro VTOL,o Yak-141. Era um bom avião, com uma eletrônica embarcada comparável à do MiG-29. Chegou a ser testado à bordo do porta-aviões Almirante Gorshkov (aquele que os indianos estão tentando lançar ao mar há quase uma década...).
Com o colapso do Pocilguistão a Marinha Soviética pulou fora do projeto e o Bureau Yakovlev firmou uma parceria com a Lockheed-Martin americana para continuar o desenvolvimento.
O projeto acabou engavetado, mas a Lockheed-Martin usou a experiência para desenvolver a propulsão da versão de pouso vertical do F-35 Lightning.
Os russos chegaram a desenvolver um outro VTOL,o Yak-141. Era um bom avião, com uma eletrônica embarcada comparável à do MiG-29. Chegou a ser testado à bordo do porta-aviões Almirante Gorshkov (aquele que os indianos estão tentando lançar ao mar há quase uma década...).
Com o colapso do Pocilguistão a Marinha Soviética pulou fora do projeto e o Bureau Yakovlev firmou uma parceria com a Lockheed-Martin americana para continuar o desenvolvimento.
O projeto acabou engavetado, mas a Lockheed-Martin usou a experiência para desenvolver a propulsão da versão de pouso vertical do F-35 Lightning.
Dornberger- Admin
- Mensagens : 100
Data de inscrição : 21/05/2013
:: Outros Conflitos :: Armamentos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|