Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Resistencia Francesa

Ir para baixo

A Resistencia Francesa Empty A Resistencia Francesa

Mensagem por Winston Churchill Dom maio 19, 2013 7:18 pm

A resistencia foi sem dúvida crucial para a coleta de informações na preparação para o Dia D. Sem ela, muitos pontos chave de artilharia, ferrovias e outros não teriam sido colocados fora de ação, seja com o uso de bombardeiros seja pela própria resistencia.

Clement Marie, morador de Port-en-Bessin, na Normandia, foi um dos muitos que em 1942 se viu forçado pelos alemães a trabalhar na construção de um fortaleza de grande porte em Point-du-Hoc, a oeste da praia Omaha. Não havia qualquer tipo de equipamento pesado; tudo era feito com pá, carrinho de mão, constituindo-se a força de trabalho de cavalos e homens. A fortificação era cavada no chão a 7 metros de profundidade. Todos os trabalhos, túneis, trincheiras, etc, eram cobertos; os bunkers acima do nível do solo também eram cobertos com solo arável e grama. Clement ajudou a amontoar terra nos lados dos bunkers, de modo a se inclunar suavemente do topo para o nível natural do solo.

A Special Operations Executive, SOE, tinha muitos meios engenhosos de remeter as informações para Londres, incluindo o uso de pombos-correio lançados de aviões. Os pombos eram lançados de avião, a noite, com a gaiola presa a um pequeno paraquedas. Encontrados pelo usuário de um pomar ou plantação, a comunicação era meticulosamente arrumada; um pacote de comida para o pássaro, um envelope de pergaminho contendo todas as instruções necessárias, e dois tubos moldados para enviar mensagens. Os tubos eram presos ao aro em torno da perna do pombo. Havia um papel especial muito fino, um lápis e instruções sobre como alimentar e devolver o pássaro, um questionário sobre as tropas de ocupação, seus movimentos, seu moral, sem falar nos trabalhos defensivos, como feitos por Clement. Muitos desses pombos também foram usados para informar que pilotos aliados haviam sido resgatados pela resistência.

Os alemães construíram baterias de quatro canhões sobre o rochedo a oeste de Port-en-Bessin. Grandes fortificações, grandes canhões 155 mm. Belamente camufladas com redes e aterro de detritos, não podiam ser vistas pelo ar.

O fazendeiro cuja terra elas foram construídas ficou furioso, pois não podia cultivar a área ou manter seu gado no local. Ele demarcou a distancia entre os bunkers, dos bunkers até o ponto de observação bem na margem do rochedo, do rochedo aos bunkers, e assim por diante. Ele tinha um filho cego, de oito ou nove anos de idade, que à semelhança de muitas pessoas cegas, tinha uma memória fabulosa. Pelo fato de ser cego, os alemães pouca atenção prestavam nele.

Certo dia, no começo de 44, o garoto pegou uma carona até Bayeux. Lá ele conseguiu entrar em contato com Andre Heintz, um jovem de dezoito anos participante da Resistencia. O garoto deu a Heintz a informação que levava. Heintz a enviou a Inglaterra através de seu pequeno transmisso de rádio feito em casa (escondido numa lata de Sopa Campbell, hoje em exibição no Museu da Batalha da Normandia em Caen); assim a Marinha Britanica, no Dia D, tinha as coordenadas exatas dos bunkers.

Fonte: O Dia D, Stephen Ambrose
Winston Churchill
Winston Churchill

Mensagens : 234
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 48
Localização : Campinas, SP

http://www.clubedosgenerais.org

Ir para o topo Ir para baixo

A Resistencia Francesa Empty Re: A Resistencia Francesa

Mensagem por Convidad Ter maio 21, 2013 8:50 am

chegando

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A Resistencia Francesa Empty Re: A Resistencia Francesa

Mensagem por Winston Churchill Ter maio 21, 2013 8:54 am

Adorei o avatar, huahuahauahaua.....
Winston Churchill
Winston Churchill

Mensagens : 234
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 48
Localização : Campinas, SP

http://www.clubedosgenerais.org

Ir para o topo Ir para baixo

A Resistencia Francesa Empty Re: A Resistencia Francesa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos