Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alemanha x França - Uma alusão econômica

Ir para baixo

Alemanha x França - Uma alusão econômica Empty Alemanha x França - Uma alusão econômica

Mensagem por Winston Churchill Seg Jul 15, 2013 5:00 pm

Por Kiril Meretskov

Algum tempo atrás eu vi um programa onde um professor universitário que ensinava em suas aulas sobre Fusões e Aquisições utilizava como exemplo a batalha de Hatings, onde Guilherme da Normandia venceu e torno-se rei da Inglaterra. Isso me inspirou para fazer essa analogia com a derrota da França, na Segunda Guerra Mundial, para a Alemanha. O que levou um país como a França a ser derrotado tão rapidamente? Podemos tirar proveito dessa história nos dias de hoje? Ela pode ser aplicada a empresas? Bom isso tudo vou discorrer a seguir.
Vamos criar duas empresas fictícias Alemanha SA e a França Inc. A situação da França Inc era muito boa. Vencera sua concorrente a Alemanha SA em sua ultima disputa comercial e posicionara-se no mercado quase com absoluto controle. Seu maior problema era que estava muito descapitalizada, por isso se prendeu a um produto básico “Linha Maginot”, mantinha seu produto “Artilharia”, que era considerado o melhor do mercado, sem alterações, com isso estava ficando obsoleto e por fim o produto “Tanque” que fora usado como um dos principais pivôs de sua vitória, não era bem explorado e também estava ficando obsoleto. Também tinha problemas administrativos, pois seus lideres não aprovavam inovações, prendendo-se a estratégias que haviam levado a vitórias no passado. Seguiam o velho ditado de que “em time que esta ganhando não se mexe”.

Já a Alemanha SA, após sua disputa quase falira, não era mais nem a sombra do passado, quando entrou em cena uma nova administração, agressiva que pensava em inovação, aplicando muito em pesquisa e desenvolvimento. Viu o produto “Tanque” como revolucionário, e também desenvolveu versões melhores para outro produto que havia a pouco surgido o “Avião”. Após alguns anos de preparação, partiu para o ataque contra seus concorrentes. O primeiro alvo foi a Polônia Ltda., que era muito parecida com a França Inc, porem em uma escala menor e muito mais defasada. Com isso a Polônia Ltda, caiu muito rapidamente. A França Inc, assistiu a tudo, mas não assimilou a lição, achando que se tratava de um evento aleatório que não se repetiria com eles, preparou-se para enfrentar a próxima disputa de mercado apenas aumentando e fortificando os seus já ultrapassados produtos.

Finalmente a Alemanha SA ataca abertamente a França Inc. O ataque já era esperado, a estratégia já estava montada, porem o que aconteceu é que a tática utilizada pela Alemanha SA foi diferente da esperada pela França Inc, atacando onde ninguém esperava e deixando de lado o grande produto trunfo da França Inc o “Linha Maginot”. A Alemanha impôs uma disputa baseada em seus produtos “Tanque” e “Avião”. Outra grande vantagem da Alemanha SA era que seus gerentes estavam sempre muito perto do mercado, enquanto que os da França, sentavam-se em suas cadeiras ficando muito longe das informações e pior, não apoiavam os funcionários, deixando-os meio perdido. Também os gerentes da França Inc, eram muito lentos nas tomadas de decisões, ainda apoiando-se nas táticas utilizadas no passado. Com reações muito lentas, boatos se espalharam rapidamente gerando uma debandada geral, ninguém queria ficar para apagar a luz. Novamente a direção demorou em agir, deixando o campo fértil para os boatos. Essa imobilidade também vez com que as chances de um contra-ataque fossem sendo desperdiçadas, pois mesmo não acreditando muito no produto “Tanque”, a França Inc, possuía uma quantidade muito boa e de qualidade também aceitável, mas faltou agressividade e tentaram resolver as coisas aos bocados, deixando que localmente a Alemanha SA tivesse superioridade.

Finalmente a França Inc percebeu que mantendo suas táticas, acabaria sendo totalmente destruída, tentou recorrer à ajuda externa, mas já era tarde, suas vantagens iniciais tinham se dissipado e agora quem controlava o ataque era a Alemanha SA. Sua direção sequer chegava a um acordo, alguns queriam continuar lutando e outros tentavam diminuir as perdas e finalmente acuada sem ação, não havendo mais possibilidade de continuar existindo a França Inc, antes poderosíssima, acaba sendo incorporada e deixa de existir.

No futuro a Alemanha SA entrou em disputas com outras grandes empresas como a Rússia Inc, acabou cometendo seus erros que a levaram a total falência, mas isso é uma outra história, que mostra que liderança de mercado deve ser conquistada a todo o momento e não é um local de calma onde se descansa nos louros da vitória.
Winston Churchill
Winston Churchill

Mensagens : 234
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 47
Localização : Campinas, SP

http://www.clubedosgenerais.org

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos