SdKfz 234/2 Puma

Ir em baixo

SdKfz 234/2 Puma

Mensagem por Winston Churchill em Dom Maio 19, 2013 7:32 pm


Fabricante: Bussing-NAG.
Tripulação: 4
Armamento Principal: - Canhão1 x 50mm KwK Mod.39 L/60. 1 mg-42, 7.92mm.
Blindagem: 8 milímetros lados, 30 mm na frente
Comprimento: 6.8 - Incluindo canhão: 7.4M.
Largura: 2.33M.
Altura: 2.38M.
Peso vazio: 10200Kg. - Peso preparado para combate: 11740Kg.
Sistema de tracção: Oito rodas motrizes.
Motor: Tatra-103 Potência: 210 CV.
Velocidade máxima: : 85 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 30 Km/h.
Autonomia máxima: 1000 km em estrada, 600 km off road.
O SdKfz 234 «Puma» foi o resultado do pedido por parte do exército alemão para um veículo 8x8 de grande mobilidade adequado para operação em climas tropicais.

Entre as exigências apresentadas pela Wermacht para o novo veículo estava a obrigação de utilizar o mesmo sistema de transmissão 8x8 do SdKfz 231, um motor a Diesel refrigerado a ar e maior capacidade para atravessar cursos de água.

O Puma foi provavelmente o mais eficiente e tecnicamente mais avançado de todos os veículos deste tipo que entraram ao serviço durante a II Guerra Mundial em qualquer país.

O primeiro modelo foi o SdKfz-234/1, que foi armado com um canhão de 20mm devido a falta de canhoes 50 mm. O segundo e mais importante modelo do Puma foi o SdKfz-234/2, equipado com canhao de 50 mm, o que dava ao ele uma capacidade muito considerável mesmo contra veículos blindados mais poderosos.

Duas versões adicionais do Puma foram igualmente produzidas:

O SdKfz-234/3, equipado com um canhão de 75mm de baixa pressão e o SdKfz-234/4, equipado com um canhão de 75mm capaz de engajar carros de combate.

Estes dois últimos Puma, foram também sinal da absoluta necessidade de plataformas com armas suficientemente poderosas para permitir atacar a avalanche de tanques russos e americanos com que a Alemanha se defrontou na fase final da guerra. Embora extremamente rápido e manobrável, o Puma, por causa da sua complexidade era caro de construir.

Mas as suas reconhecidas qualidades justificaram a sua continuação nas linhas de produção mesmo até o fim da guerra.

_________________
"Truth is incontrovertible. Panic may resent it; ignorance may deride it; malice may distort it; but in the end, there it is."

"Arm yourselves, and be ye men of valour, and be in readiness for the conflict; for it is better for us to perish in battle than to look upon the outrage of our nation and our altar. As the will of God is in Heaven, even so let it be."

"I will begin by saying what everybody would like to ignore or forget but which must nevertheless be stated, namely that we have sustained a total and unmitigated defeat, and France has suffered even more than we have....the German dictator, instead of snatching the victuals from the table, has been content to have them served to him course by course."
avatar
Winston Churchill

Mensagens : 234
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 42
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.clubedosgenerais.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum