A nova nave movida a Linux do Capitão Kirk

Ir em baixo

A nova nave movida a Linux do Capitão Kirk

Mensagem por Dornberger em Qua Out 23, 2013 1:51 pm

Foi lançado ao mar no dia 21 de outubro último o USS Zumwalt, primeiro destróier da nova geração DD21 ("21st Century Destroyer") da US Navy que está sendo construído a um custo de US$ 3,5 bilhões, que só estará operacional em 2015.

Stealth, com 183 m de comprimento (30 m a mais que destróiers convencionais), sua propulsão é garantida por duas turbinas Rolls Royce MT-30, gerando 78 megawatts, energia suficiente para alimentar uma cidade de 78 mil casas. Essa potência toda não vai só pra propulsão, o Zumwalt está sendo projetado para incorporar railguns e lasers, também em desenvolvimento pela Marinha dos EUA.

Controlando isso tudo, há computadores, muitos computadores. O número exato é secreto, mas todos rodam conectados a EMEs – Electronic Modular Enclosures, basicamente um mini-data centre, com servidores Blade da IBM, com nobreaks, sistemas de energia, conectividade e protegidos contra contaminação externa, maresia e pulsos eletromagnéticos.

O USS Zumwalt terá 16 desses, com 256 racks de servidores, 10 milhões de linhas de código e milhares de quilômetros de cabos de rede e fibra.
Esses sistemas de navegação, manutenção, armamentos e monitoração rodarão o Linux Red Hat, em uma rede TCP/IP,uma decisão interessante, contrastante com a Marinha Inglesa, que preferiu usar Windows em seus submarinos nucleares.
O Zumwalt não vai rodar só Linux, para muita coisa sistemas operacionais normais não servem. Os sistemas críticos rodam um SO de Tempo Real – RTOS, de nome Lynx OS, compatível com Unix e Linux.
Toda essa potência computacional será comandada a partir de uma ponte de comando repleta de telas de alta resolução multifuncionais acionadas por toque, no melhor estilo Star Trek.

No comando dessa nave de última geração, o capitão James Kirk. Esse capitão Kirk:

Não, não é piada. Ou melhor, é mas não minha. Aparentemente o pessoal da US Navy tem senso de humor!
--
Via Cardoso no Meio Bit.
--
avatar
Dornberger
Admin

Mensagens : 100
Data de inscrição : 21/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum