YAK38 - O único VTOL soviético

Ir em baixo

YAK38 - O único VTOL soviético

Mensagem por Winston Churchill em Sex Ago 30, 2013 3:55 pm

Dando uma lida num dos títulos da Osprey me deparei com o YAK 38 e seus exaustores para uso vertical. Eu não tinha idéia que a extinta URSS construiu um aparelho com possibilidade de pouso e decolagem verticais, o YAK 38.


Idealizado no início da década de 70, o Yak38, diferente de seu correspondente britanico, possuia dois pequenos motores usados apenas para auxiliar no pouso e decolagem verticais.

Usado apenas no porta-aviões classe Kiev Minsk, o Yak38 possuia uma diferença tecnológica extrema se comparado ao Harrier. Seu pouso ou decolagem eram feitos automaticamente por telemetria entre o porta-aviões e a aeronave. Caso algo desse errado, o piloto era ejetado automaticamente assim que a aeronave chegasse a um desnível de 60 graus em relaçao ao horizonte.

No entanto o Yak38 tinha um problema sério quando o tempo era quente e úmido. Ele simplemente não funcionava. Pouco trabalhou quando enviado ao Afeganistao e sofria com o baixo número de armamentos que podia carregar e baixa autonomia de voo. Foi aposentado assim como todo o país.


_________________
"Truth is incontrovertible. Panic may resent it; ignorance may deride it; malice may distort it; but in the end, there it is."

"Arm yourselves, and be ye men of valour, and be in readiness for the conflict; for it is better for us to perish in battle than to look upon the outrage of our nation and our altar. As the will of God is in Heaven, even so let it be."

"I will begin by saying what everybody would like to ignore or forget but which must nevertheless be stated, namely that we have sustained a total and unmitigated defeat, and France has suffered even more than we have....the German dictator, instead of snatching the victuals from the table, has been content to have them served to him course by course."
avatar
Winston Churchill

Mensagens : 234
Data de inscrição : 18/05/2013
Idade : 42
Localização : Campinas, SP

Ver perfil do usuário http://www.clubedosgenerais.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: YAK38 - O único VTOL soviético

Mensagem por August von Mackensen em Sex Ago 30, 2013 4:03 pm

"Foi aposentado assim como todo o país."

Excelente!

_________________
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Generalfeldmarschall August von Mackensen
Comando Sul - Ilha de Santa Catarina

"A viatura blindada - o carro de combate de alta mobilidade - é, fundamentalmente, o herdeiro do cavalariano em armaduras e, destarte, o meio natural para reviver o papel decisivo da Cavalaria em outras eras." Sir Basil Liddell Hart
avatar
August von Mackensen

Mensagens : 58
Data de inscrição : 21/05/2013
Idade : 36
Localização : Florianópolis, Santa Catarina

Ver perfil do usuário http://www.clubedosgenerais.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: YAK38 - O único VTOL soviético

Mensagem por Dornberger em Sab Ago 31, 2013 10:49 am

Ao contrário do Harrier, que usa uma turbina com escapamento móvel para pairar, o Yak-38 usava uma turbina para propulsão com bocal móvel e duas turbinas menores fixas apenas para impulso vertical.

Os russos chegaram a desenvolver um outro VTOL,o Yak-141. Era um bom avião, com uma eletrônica embarcada comparável à do MiG-29. Chegou a ser testado à bordo do porta-aviões Almirante Gorshkov (aquele que os indianos estão tentando lançar ao mar há quase uma década...).
Com o colapso do Pocilguistão a Marinha Soviética pulou fora do projeto e o Bureau Yakovlev firmou uma parceria com a Lockheed-Martin americana para continuar o desenvolvimento.
O projeto acabou engavetado, mas a Lockheed-Martin usou a experiência para desenvolver a propulsão da versão de pouso vertical do F-35 Lightning.
avatar
Dornberger
Admin

Mensagens : 100
Data de inscrição : 21/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: YAK38 - O único VTOL soviético

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum